Allan propõe alteração na rota turística do Bustour de Cuiabá

O professor e deputado estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Allan Kardec Benitez, apresentou indicação ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), para incluir novos pontos turísticos na rota a ser percorrido pelo Bustour, ônibus de dois andares que visa incentivar o turismo na Capital mato-grossense. O objetivo é garantir a inclusão de atrações da região do Coxipó e da fauna do Centro-Oeste, entre outros.

Na indicação apresentada pelo parlamentar estadual, sugere a inclusão da comunidade São Gonçalo Beira Rio na rota que começou a ser percorrida pelo Bustour no mês de abril. O local é berço do povoamento de Cuiabá antes mesmo da fundação da Capital em 1719.

Tradicional comunidade de pescadores, São Gonçalo Beira Rio foi lembrada por Allan Kardec ainda quando era vereador por Cuiabá. Uma indicação similar foi apresentada em 2013, quando ele atuava na Câmara Municipal e tentou garantir a passagem do Bustour pela região. Naquele ano, a Prefeitura já havia anunciado o projeto de visitação sem incluir a região no passeio.

O povoamento de Cuiabá nasceu a partir do São Gonçalo Beira Rio, que é o bairro mais antigo da Capital e do Estado, pois nossa cidade foi fundada antes mesmo da capitania de Mato Grosso“, afirma Allan.

Ele também sugeriu ao prefeito a passagem do Bustour pelo Parque Tia Nair e Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde os turistas podem conhecer a fauna dos biomas Pantanal, cerrado e Amazônia.

Allan também quer garantir visitação às criptas que contêm os retos mortais de Miguel Sutil e Paschoal Moreira Cabral, fundamentais para a fundação de Cuiabá, além de Augusto Leverger, o Barão de Melgaço, herói de Mato Grosso na Guerra do Paraguai. Eles estão localizados no subsolo da Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. “A igreja já consta na rota do Bustour, mas queremos garantir a visitação às criptas para divulgação da nossa história“, completa Allan.

A rota do Bustour de Cuiabá inclui o Parque das Águas, Parque Mãe Bonifácia, Centro de Eventos do Pantanal, Centro Geodésico da América do Sul, Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, Igreja do Rosário e São Benedito, Orla do Porto, Arena Pantanal e Ginásio Aecim Tocantins.

Foto: Luiz Alves