Alteração na Av. Carmindo de Campos para melhorar fluxo do trânsito na região

As alterações no circuito viário estão acontecendo no entorno do Shopping Popular e Complexo Dom Aquino

Começou na manhã desta ultima quinta-feira (03) as alterações no circuito viário no entorno do Shopping Popular. A medida visa resolver o gargalo que ocorre nas Avenidas Tenente Coronel Duarte e Carmindo de Campos. “Estamos resolvendo um antigo problema de congestionamento que ocorre na região do Shopping Popular, que em determinados horários e aos finais de semana, tranca parte da Prainha, se refletindo até a Beira Rio”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

Conforme o diretor de Trânsito, Michell Diniz a mudança de alguns sentidos de vias na região foi necessária para melhorar a mobilidade urbana. “Já era um anseio da população. O Shopping Popular e o Complexo Dom Aquino são grandes polos geradores de tráfego, com uma enorme demanda de veículos e pedestres, então a mudança vai evitar que o trânsito fique travado entre a Prainha e a Carmindo de Campos”, completa Diniz.

Segundo o coordenador de Fiscalização de Trânsito, Lucimar Martins o primeiro dia de intervenção está sendo bem aceito pelos munícipes. “Na verdade, os motoristas já estavam esperando essa alteração, após muita divulgação e as faixas aéreas espalhadas pela região. Então o movimento está fluindo bem e sabemos que os primeiros dias são de adaptações. Pedimos paciência aos condutores. Essa alteração foi feita para melhorar o trânsito local”, tranquiliza o coordenador.

O vendedor Edson Assunção de Souza gostou da novidade. “Foi uma excelente ideia, precisávamos dessa mudança, acredito que a melhoria será de 100%”, comemora o vendedor.

Para o enfermeiro Estevão Januário, que passa pela região diariamente, a mudança veio em boa hora. “Vai melhorar muito o trânsito. Essa mudança é ideal em relação ao enorme congestionamento que se forma na Avenida Tenente Cel. Duarte. As pessoas que queriam ir ao Shopping Popular, quando chegavam à entrada da Carmindo, formavam duas filas, atrapalhando os outros motoristas”, afirma o enfermeiro.

O secretário Antenor Figueiredo ressalta que o local está sinalizado, semaforizado e que durante toda a semana, agentes da Semob, estarão orientando o trânsito. “Sabemos que a mudança foi necessária, era esperada pela população e agora pedimos um pouco de calma para que todos possam se adaptar. Manteremos nossos agentes de trânsito dando a orientação necessária para que essa adaptação se dê de forma mais rápida e tranquila. Toda e qualquer alteração que essa gestão está fazendo é para a melhoria e para um trânsito mais humanizado e seguro”, finaliza o secretário.

Confira o que muda

A Rua São Cristóvão, compreendida entre as Avenidas Beira Rio e Carmindo de Campos, se tornará mão única, com sentido apenas para quem transita na Beira Rio em direção à Carmindo de Campos. No trecho da Carmindo de Campos, uma via que era mão dupla, a partir da Rua São Cristóvão até a Prainha, será mão única para o sentido Porto.

Conforme explicou a coordenadora de Engenharia, Adrielle Martins os condutores que precisem ingressar no shopping e na primeira quadra da Carmindo de Campos, passam a fazer isso pela São Cristóvão, que é a rua lateral da Acrimat, ou seja, esse acesso será pela Avenida Beira Rio, onde há uma via de passagem com um conjunto focal. Quem vem da 15 de Novembro, Porto e de Várzea Grande as placas indicarão o novo acesso à Avenida Carmindo de Campos, não sendo mais realizado pela avenida Tenente Cel. Duarte. “Notávamos muito congestionamento na Avenida Tenente Cel. Duarte, e resolvemos deslocar esse fluxo para uma via de menor uso e dessa forma trazendo benefício para o sistema viário”, diz a coordenadora.