Detran-MT promove 1º Passeio Ciclístico pelo Trânsito Seguro

Como parte da programação do “Movimento Maio Amarelo“, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) vai realizar o 1° Passeio Ciclístico pelo Trânsito Seguro, no próximo domingo (06). Pessoas de todas as idades estão convidadas para essa ação que busca conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres para atitudes que levem a um trânsito mais seguro.

O ponto de concentração será a Arena Pantanal, no bairro Verdão. A saída está prevista para às 17:30 horas. Segundo a organização do Passeio Ciclístico, não é necessário fazer inscrição. A expectativa é de que 600 pessoas participem do passeio e a orientação é que os ciclistas se vistam com a cor amarela em alusão ao “Movimento Maio Amarelo“.

De acordo com o coordenador da Escola Pública de Trânsito, Gustavo Albino, o percurso do Passeio Ciclístico terá como ponto de partida a Arena Pantanal. “O grupo seguirá em direção à Avenida Miguel Sutil. Em seguida, pela Avenida das Flores se dirigem à Praça Popular onde farão uma parada para hidratação e descanso. Estamos mobilizando grupos de ciclismo que existem na região metropolitana e também a população em geral“, afirma o coordenador.

Após a parada, os ciclistas retomarão o percurso seguindo pelas avenidas São Sebastião, Senador Metelo e Barão de Melgaço em direção à Orla do Porto, onde farão uma segunda parada. Em seguida retornarão à Arena Pantanal, onde será encerrado o passeio.

O 1º Passeio Ciclístico conta com o apoio da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), que vão acompanhar os ciclistas e cuidar da ordem no trânsito. O Serviço Social da Indústria (Sesi) e a empresa Puríssima também são parceiros do evento.

MOVIMENTO MAIO AMARELO – O “Movimento Maio Amarelo” nasceu com uma proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O Movimento é realizado em 28 países há cinco anos. O objetivo do Movimento é desenvolver uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária mobilizando toda a sociedade e discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Em Mato Grosso, dados da Secretaria de Segurança do Estado mostram que em 2017 foram registradas 23 mil ocorrências no trânsito, sendo que 656 resultaram em mortes por acidentes de trânsito, onde 240 pessoas morreram somente em Cuiabá e Várzea Grande.

O Detran MT lançou o Movimento no Estado na noite do dia 24 de abril e durante todo o mês de maio realizará ações educativas de trânsito, como blitz de orientação, ciclo de palestras, passeios ciclísticos, entrega de bafômetros para batalhões de trânsito, além das ações realizadas pelas Ciretrans nos municípios participantes.

De acordo com Presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Thiago França, outras 35 cidades mato-grossenses aderiram ao Movimento neste ano, o que demonstra o engajamento e o despertar para a necessidade de mobilizar a sociedade por um trânsito mais seguro.