Detran-MT reúne mais de 680 ciclistas em passeio pela paz no trânsito

Parceria com o Pedal Cristo percorreu ruas e avenidas na noite deste domingo levando a mensagem de paz e consciência cidadã no trânsito

Na noite deste domingo (06) centenas de famílias e grupos de ciclistas amadores dedicaram quase duas horas do seu tempo para proclamar o fim da imprudência e da violência no trânsito. O 1° Passeio Ciclístico pelo Trânsito Seguro, uma parceria do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) com o Pedal Cristo do grupo Jovem Sarados da Canção Nova, reuniu mais de 680 pessoas em um trajeto de 12 quilômetros.

A ação fez parte da programação do Movimento Maio Amarelo lançada pelo Detran-MT e que, ao longo deste mês, promoverá diversos eventos e ações com foco na conscientização e prevenção para um trânsito mais seguro. Cuiabá foi a primeira cidade do estado a receber o passeio ciclístico, no entanto, conforme o cronograma, os municípios de Cáceres e Rondonópolis também terão passeios como este.

Foi muito positivo, conseguimos envolver e engajar não apenas ciclistas, mas a sociedade em geral, mesmo não pedalando, pois durante todo o trajeto, nos diversos pontos que passamos como a Praça Popular, a Orla do Porto, que são pontos tradicionais de Cuiabá, nos percebíamos o envolvimento e engajamento do cidadão em querer unir esforços conosco. E a parceria com o Pedal Cristo deu muito certo, sendo que eles estavam engajados em evangelizar vidas e nós em conscientizar vidas. Esperamos as próximas edições possam ser tão produtivas e exitosas quanto esta edição de Cuiabá“, afirmou o presidente do Detran, Thiago França.

O evento contou com a presença do padre Bruno Costa da Canção Nova de Cachoeira Paulista (SP), que avaliou o passeio como um sucesso. “Sempre é muito importante as parcerias. Juntos somos mais e podemos fazer uma grande diferença na vida das pessoas e, de maneira especial nesse tempo de tantas divisões na sociedade, nós podemos construir pontes pedindo um mundo com paz, amor e muita verdade. Foi uma benção essa parceria da juventude dos Jovens Sarados com o Detran pedindo esse engajamento ao Movimento Maio Amarelo. Agradeço ao Governo do Estado, na pessoa do presidente do Detran, Thiago França, pelo êxito desse nosso encontro“, reforçou o padre Bruno Costa.

Além do Pedal Cristo, também estiveram presentes ciclistas que participam do Pedal do Cachorrão, do Pedal do Boa, Pedal de Várzea Grande, além de centenas de pessoas que aderiram à ideia como crianças, jovens, adultos e idosos.

Para a educadora física Eliane Cristina Alves, a ideia do Passeio Ciclístico foi um atrativo diferente para envolver a sociedade. “Muito interessante e proveitoso, além de promover essa interação ainda conseguimos levar uma mensagem tão importante para a sociedade“, disse Eliane que percorreu todo o trajeto.

O 1º Passeio Ciclístico pelo Trânsito Seguro teve o apoio do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Batalhão de Trânsito de Mato Grosso e da empresa Águas Puríssima.

PASSEIOS NO INTERIORNo dia 19 de maio será a vez do município de Cáceres realizar o passeio ciclístico, e já no dia 27 de maio a população de Rondonópolis poderá aderir à ideia e levar a mensagem de paz no trânsito pelas ruas da cidade.