Elite de MT conquista prêmios em Uberaba

A elite do plantel Gv5, do Grupo Cinco Estrelas, arrebanhou prêmios nesta mais nova edição da ExpoZebu, em Uberaba (MG), meca da pecuária leiteira no Brasil. O grupo mato-grossense conquistou o quinto e o sexto prêmio no Campeonato Novilha Maior, em meio a cerca de 20 animais de elite avaliados, reconhecimento à linhagem e portes diferenciados das fêmeas Dini e Donzela Gv5. As premiações resultam do investimento em melhoramento genético que projeta a marca Gv5 como destaque nacional na franca expansão das fronteiras do leite no país.
 

getulioVilela-Com 18 meses, Dini Gv5 impressiona pela linhagem: filha do touro Fardo FIV da Mutum e de Nashira Gv5, é neta de Radar das Poções e Dengosa da Mutum e de Jaguar TE do Gavião e Águia da Silvania. DNA de ouro num mercado competitivo e que emprega tecnologias cada vez mais avançadas em genética e manejo para garantir balde cheio ao produtor.
 
Sexta colocada na Categoria 7 do Campeonato Novilha Maior da 81ª ExpoZebu, Donzela Gv5 tem 19 meses e também traduz uma seleção de elite na genealogia. A fêmea é filha de Akiles FIV Gv5 e Leia FIV Kubera e neta de Jaguar TE do Gavião e Pindhara TE Kubera e de Diafano TE Kubera e Atraente Kubera.

O pai merece um destaque aparte. Akiles, expressão do plantel Gv5, é o primeiro touro legitimamente mato-grossense a ingressar numa central de comercialização sêmen (doses podem ser adquiridas pela ABS Pecplan, renomada central com origem nos Estados Unidos). O segundo touro a conquistar o mesmo feito na pecuária leiteira do Estado também pertence ao Grupo Cinco Estrelas, Cacique FIV Gv5.                
 
A qualidade do rebanho leiteiro reunido ao longo dos anos pelo renomado pecuarista e empresário do ramo de energia Getúlio Vilela no plantel Cinco Estrelas é reconhecida pelo mercado e por diferentes julgamentos de pista e rankings leiteiros. "São animais que mostram que todo o investimento tem valido a pena e que estamos no caminho certo, com muito trabalho e seriedade. Não me canso de dizer: Mato Grosso é o futuro da bacia leiteira do Brasil", atesta o presidente do Grupo Cinco Estrelas.
 
Mineiro radicado em Mato Grosso, Vilela cria gado Gir Leiteiro, Girolando e Nelore há 50 anos. Testemunha do quanto a qualidade genética de animais e o mercado do leite evoluíram no período. "A tecnologia de embriões e a seleção acurada de reprodutores e matrizes evoluiu muito. Temos animais robustos, com rusticidade e produtividade que impressionam o mundo".
 

GRANDE ESTREIA – Outro animal Gv5 brilhou na pista de Uberaba. O estreante em competições Damião Gv5 passou no rigoroso pré-teste de progênie e surpreendeu. Com 21 meses, o touro ficou em 26º lugar na seleção, num rol de 56 machos de genética diferenciada avaliados, oriundos de diversas fazendas campeãs do mercado da pecuária. Uma curiosidade: a maioria dos "concorrentes" de Damião têm mais de 30 meses, o que demonstra a precocidade do animal, entre outras características avaliadas pelos julgadores profissionais, credenciados pela Associação Brasileira dos Criadores do Zebu (ABCZ).
 
"Nitidamente, temos um animal muito precoce, fértil, dócil e com excelente fenótipo. Estamos muito felizes com essa notícia, que é mais uma conquista para o hall de troféus e flâmulas que a Gv5 já conquistou graças ao trabalho e à dedicação de meu pai e de toda a nossa equipe de profissionais", destaca Maressa Resende Vilela Bettencourt, diretora do Grupo Cinco Estrelas.
 

A EXPOZEBU – A ExpoZebu (Exposição Internacional das Raças Zebuínas) é uma das maiores feiras de genética, tecnologia e negócios do mundo. Promovida anualmente pela ABCZ, em Uberaba, a feira é um polo de encontro da cadeia produtiva da carne e do leite produzidos no Brasil.
 
"Referência em negócios, a ExpoZebu se destaca ainda como importante centro de articulação e reflexão política e científica para as decisões  que envolvem diversos setores da cadeia produtiva, desde aspectos legais, ambientais, sanitários, econômicos", destaca a ABCZ.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Web Comunicação Gestor Box