Luverdense vence e tira Operário da liderança

Para confirmar a liderança do Campeonato Brasileiro, o Operário do Paraná (PR) encarou o Luverdense neste sábado, às 17h (de Brasília), no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, pela última rodada da primeira fase da Série C do Brasileiro.

O Fantasma liderava o Grupo B, com 35 pontos, um a mais que o Botafogo/SP, segundo colocado, e três a mais que o Cuiabá, que ocupa a terceira posição.

O time paranaense pretendia assegurar o primeiro lugar da chave e também a melhor campanha entre os 20 times da Série C.

Depois de passar a maior parte da competição na liderança do Grupo B e com a melhor campanha entre todos os participantes da Série C do Campeonato Brasileiro, o Operário Ferroviário acabou tropeçando diante do Luverdense, fora de casa, na última rodada da fase de classificação, chegando ao quarto jogo sem vitória (vinha de três empates seguidos) e perdendo a primeira posição da classificação para o Botafogo/SP.

O gol da equipe mato-grossense saiu aos 24 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Alisson, da equipe paranaense, desviou contra o próprio gol uma cobrança de falta na área. Com a derrota, o Fantasma terminou a primeira fase com 35 pontos, a mesma pontuação do Botafogo, que levou vantagem no saldo de gols. O Luverdense, com a vitória, escapou do rebaixamento para a Série D.

Segundo colocado do Grupo B, o Fantasma encara, agora, no mata-mata, o terceiro colocado do Grupo A, com equipes do norte e nordeste, pelas quartas de final. O vencedor deste confronto já se garante entre os quatro primeiros da competição, o que lhe coloca na Série B do ano que vem.

A rodada do Grupo A encerra-se com Santa Cruz, Atlético/AC e Botafogo/PB podem ser os adversários do Operário.