Rodrigues Palma toma posse no Senado Federal

Manoel Antônio Rodrigues Palma (PR/MT) tomou posse como Senador da República na tarde desta quarta-feira, 02. Eleito segundo suplente do hoje Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Borges Maggi, do Partido Progressista (PP), para o Senado em 2010 na chapa que conquistou mais de um milhão de votos, assume o lugar de José Aparecido dos Santos, o “Cidinho Santos”, do Partido da Republica (PR), que se licenciou por quatro meses.

Rodrigues Palma foi deputado constituinte e permaneceu na Câmara Federal por três mandatos consecutivos, entre 1987 e 1998. Também foi prefeito de Cuiabá e deputado estadual. É a primeira vez que assume o mandato de senador.

Assumir o mandato é coroar uma vida pública iniciada em 1975, sempre com a missão de ajudar o Mato Grosso a ser um estado-solução. Trabalharei junto com a bancada para que a população seja beneficiada pela riqueza produzida no Mato Grosso, com mais saúde, educação e segurança pública, e ajudar a construir um Brasil justo, sério, com melhores condições de vida para o nosso povo“, afirmou o senador.

Em discurso, o líder do “Bloco Moderador” senador Wellington Fagundes, presidente do Partido da Republica em Mato Grosso (PR/MT) homenageou o senador Rodrigues Palma. “É um filho legítimo da cultura cuiabana, daquilo que ela tem de melhor, de mais representativo e de mais generoso. Muito honra a representação política do nosso estado e, com certeza, dará uma contribuição fantástica ao país“, disse.

Wellington relembrou os projetos de urbanização da capital mato-grossense durante a gestão de Rodrigues Palma, como a pavimentação de 90% das vias, construção de praças, centros comunitários, escolas e espaços de lazer, além da construção do Pronto Socorro de Cuiabá. “É considerado um dos melhores prefeitos que Cuiabá já teve“.

O senador licenciado Cidinho Santos também foi homenageado por Wellington Fagundes. “Honrou cada minuto do seu mandato e deixa conosco uma marca de admiração, de boa convivência aqui no Parlamento. É um dos líderes políticos importantes do Mato Grosso, é digno representante do agronegócio e do municipalismo e pretendemos honrá-lo aqui no Senado“, ressaltou.

Biografia

Manoel Antônio Rodrigues Palma é casado com Maria Alice Garcia Palma, pai de quatro filhos e avô de 8 netos. É bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Foi prefeito de Cuiabá entre 1975 e 1979 e deputado estadual entre 1983 e 1987. Foi eleito deputado constituinte e, a partir de 1987, atuou na Comissão da Família, Educação, Cultura e Esportes, da Ciência, Tecnologia e Comunicação; na Comissão de Sistematização; e na Subcomissão da Ciência e Tecnologia e da Comunicação.

Foi reeleito para a Câmara dos Deputados em 1990 e em 1994, exercendo o mandato de deputado federal por três legislaturas consecutivas, sempre membro da Comissão de Constituição e Justiça.

Filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), se destacou como secretário-geral do partido entre 1988 e 1991, como presidente nacional do partido e líder do PTB na Câmara em 1993, como vice-presidente do diretório nacional do PTB em 1994 e como secretário-geral do partido e vice-líder do Governo na Câmara em 1996.

Rodrigues Palma também ocupou o cargo de secretário nacional de Apoio Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 2000, e a função de secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural em 2010, durante a gestão de Blairo Maggi à frente do Governo do Mato Grosso.