Francisney Liberato: –

                    

                        Iceberg

Por: Francisney Liberato

Que suas atitudes sejam transparentes e coerentes.

O iceberg é um aglomerado de gelo em grandes proporções. É desprendido de uma geleira, de um glacial ou de uma plataforma de gelo continental, que viaja pelo mar, levado pelas águas dos mares árticos e antárticos ou, às vezes, encalha na costa. Os blocos de gelo podem ter diversas formas e tamanhos, que normalmente costumam indicar a sua origem e idade.

Segundo o dicionário eletrônico “Significados”: “A palavra iceberg é formada pela união de duas outras palavras: o inglês “ice”, que significa “gelo”; e do holandês e alemão “Berg”, que quer dizer “montanha”. Ou seja, iceberg significa “montanha de gelo”.

O iceberg é considerado um grande perigo para a navegação marítima, pois, normalmente, apenas 10% do iceberg fica visível na superfície, sendo que 90% do seu volume está imerso na água.

Fazendo uma analogia com a nossa vida e nosso comportamento, o iceberg pode se tornar uma metáfora das nossas atitudes que estão sempre em processo de mutação e evolução.

Somos icebergs. O ser humano está cada vez mais frio, introspectivo, solitário, egocêntrico e com dificuldades de interação familiar e social. Isso se deve ao pedaço de gelo emocional que se encontra dentro de nós. A grande verdade é que ninguém é auto-suficiente a ponto de se isolar do seu convívio familiar, social e do trabalho. A inteligência emocional pode ajudar você sair dessa frieza e manter relações sociais saudáveis e equilibradas.

Não confie nos 10% do iceberg. A parte menor da geleira representa muito pouco sobre a parte maior. Analogicamente, os 10% do gelo exibe uma percentagem que o ser humano demonstra para outras pessoas, isto é, a parte visível, é o que chamamos de comportamento ou reputação. É muito raso e de baixa fundamentação pensar e viver com pessoas, acreditando e confiando, exclusivamente na sua parte visível.

Confie nos 90% do iceberg. A parte maior representa praticamente o todo, todavia, na área comportamental, é uma porção desconhecida, visto que não são partes visíveis para outros seres humanos. É nesse aspecto que conhecemos verdadeiramente quem são as pessoas que estão ao nosso redor, conhecendo o seu caráter. Apenas com análise crítica, convivência e com o tempo, poderemos conhecer melhor as verdadeiras intenções e as causas das atitudes dos nossos relacionamentos. A parte maior representa aquilo que não conseguimos ver, e que fica invisível aos nossos olhos, essa parte são as emoções, atitudes e valores dos nossos semelhantes.

Conheço uma pessoa que gosta muito de docinho de festas de aniversário e casamento. Em uma determinada ocasião, essa pessoa dirigiu-se até a mesa de docinhos e começou a fazer uma “marmita de doces”, só que para surpresa dela, apareceu o cerimonial, e fez a intervenção, “Olha, ainda não há autorização para que os convidados peguem doces”. Essa pessoa ao ouvir essa recomendação do cerimonial, se sentiu constrangida e imediatamente devolveu os docinhos, voltando-se para o lugar que estava sentada.

O que esse episódio nos quer dizer? Os 90% da personalidade dessa pessoa, ou seja, a sua cosmovisão, valores e crenças, deixam muito claro, que não há nenhum problema pegar os doces antes da autorização do cerimonial. Você pode ter certeza, em outra ocasião, ela vai repetir o mesmo comportamento, independentemente do cerimonial. O fato é que o cerimonial apenas enxerga a sua parte visível, os 10%, e com certeza, fará as intervenções necessárias, visto que é de sua responsabilidade zelar pelo bom funcionamento da festa.

Como melhorar o iceberg das nossas atitudes e emoções? A dica é muito simples, porém ao mesmo tempo isso vai requerer dedicação, disciplina e foco. Fazendo um exercício de autocrítica, posso afirmar que não é somente os 10% da nossa personalidade que fica visível, sobretudo, é indispensável aperfeiçoar e evoluir os 90% restantes que fica submerso e invisível aos olhos das pessoas. Portanto, você quer ter uma mudança profunda e saudável no seu comportamento e personalidade? Mude os 90%, em outras palavras, mude a sua visão sobre o mundo, atitudes e valores. Se reinvente, faça uma autocrítica, não tenha medo de mudanças, avalie se o seu comportamento está sendo condizente com os seus princípios de vida.

Assim, que a ponta do iceberg, os 10%, possa um dia transparecer os 90% do nosso caráter. Não deixe em perigo a sua navegação marítima pelo mundo. Seja sincero e honesto consigo mesmo. Trate da causa dos seus maus comportamentos, pois a melhor mudança é aquela que começa de dentro para fora. Abandone os “docinhos” da sua parte conhecida e transparente, mesmo que seja mais atrativo e gostoso. Apenas seja você em quaisquer ambientes e circunstâncias.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.

www.francisney.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *