Francisney Liberato: – Só por hoje

 

                                        Só por hoje

Por: Francisney Liberato –

Viva a sua vida como uma dádiva divina apesar das dificuldades, nem que seja “Só por hoje ou Só por agora.

As associações sem fins lucrativos Alcóolicos Anônimos e Narcóticos Anônimos possuem um slogan de fácil memorização e impacto positivo no subconsciente dos dependentes de álcool e drogas, com o objetivo de fazer com que os seus pacientes reflitam sobre os seus comportamentos de risco e se curem da dependência e do uso abusivo de álcool e entorpecentes. Esse slogan é “Só por hoje

Se você está com baixa autoestima, desanimado, triste e depressivo, não pense em hipótese alguma desistir da sua vida, apenas pare um pouco, e medite nessa frase: “Só por hoje” eu vou continuar a jornada da minha vida apesar das dificuldades, quando aparecer a angustia e a ansiedade no seu coração, pense: “Só por hoje” não vou permitir que essas circunstâncias negativas contaminem o meu cérebro e paralise a minha vida; Quando você não estiver mais vontade de estudar e de se qualificar, busque ajuda falando, repetindo e mentalizando: “Só por hoje”. E aproveite esses momentos de fragilidade física e emocional para agradecer a Deus, por proporcionar a você de forma extremamente amorosa uma infinidade de coisas boas como: a oportunidade de você ter uma escola para estudar, professores e toda uma equipe preparada para dar a você apoio pedagógico e auxilia-lo na sua formação.

Quando você não tiver mais o desejo de trabalhar, reflita: “Só por hoje”, vou trabalhar, porque sou um privilegiado, pois tenho um trabalho, e que preciso ser grato por estar empregado, uma vez que muitos brasileiros que possuem mais necessidades do que eu, estão desempregados. Enfim, faça uma reflexão e pergunte para si mesmo: quais as áreas da minha vida que preciso de uma mudança, e a necessidade que você tem de encarar a vida de forma mais positiva, com determinação, garra, atitude, confiança. E acima de tudo que você tenha na sua vida uma resiliência que faça você superar de forma magistral todos os obstáculos e dificuldades que surgirem na sua caminhada pela vida, sempre não se esquecendo de repetir rotineiramente o mantra “Só por hoje”.

O advérbio hoje está inserido dentro de um contexto, que é o presente, porquanto, quantos indivíduos neste país não gostariam de ter a oportunidade de estar vivendo o presente apesar das dificuldades inerentes da vida? O que dizer para uma mãe que acabou de perder o seu filho? O tempo presente é proporcionado por Deus, eu creio nisso, e é uma dádiva, uma bênção sem medida. Muitos gostariam que os seus entes queridos, amigos, colegas, etc. tivessem a chance do presente que você tem.

O fazer e o pensar nada, é algo extremamente simples e sem nenhuma valia. Ainda mais, pode ocasionar consequências irreparáveis para o seu presente, futuro e ainda atingir os que estão próximos a você. Pensamentos negativos estão diretamente relacionados com os hábitos. Ter bons hábitos é uma raridade e vai contra o que a maioria dos habitantes deste mundo tem demonstrado. Também sei que mudar um comportamento, ou um grupo de comportamentos, nem sempre é fácil. Por isso desafio você a pensar de forma diferente para que você obtenha resultados diferentes, portanto, faça isso, “Só por hoje”, repita amanhã, depois, depois, e até o seu último fôlego de vida.

A técnica do “Só por hoje” busca despertar em você uma motivação extra, com possibilidade de retorno imediato ou em curto prazo. Ao invés de você pensar mudar os seus pensamentos, atitudes, comportamentos, a médio ou a longo prazo, reorganize o seu cérebro para pensar agora “Só por hoje”.

Outra técnica relacionada ao tema é: “Só por agora”, neste caso, você não pensará em tomar decisões demoradas, vai fragmentar isso em instantes, o “Só por agora” dá a sensação de um feedback imediato, evitando o surgimento de falhas e procrastinações.

Na letra da música do cantor Rodrigo Wegner, ele fundamenta o assunto de forma categórica:

Deixamos de viver pensando no amanhã
Esquecemos o presente que Deus nos dá
Só por hoje procure o amor
Só por hoje faça alguém feliz
Só por hoje dê o seu melhor
Só por hoje fale com Deus
Às vezes nós perdemos um alguém
Que amamos, mas que nunca o saberá
Por isso aproveite de hoje se dar
Por alguém como Deus o fez por ti e fez por mim.

Por fim, quando um fumante inveterado afirma que vai parar de fumar amanhã ou depois, obviamente ele continuará fumando hoje. Visto que o amanhã é distante, e o cérebro vai confortar a sua vida, inventando mais uma desculpa por que não tomou a decisão de parar de fumar. Te desafio a utilizar as locuções: “Só por hoje” ou “Só por agora” a cada pensamento gerado. Você precisa sempre mudar para não atrofiar a sua vida. Reflita sobre os pontos de mudança de que você precisa fazer, e reafirmo, não deixe para o amanhã, porque talvez ele nunca chegará até você.

Clipe da música: Só Por Hoje

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.
www.francisney.com.br