Há motivo para preocupação? Novo vírus que causa doença pulmonar misteriosa gera temor

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que já se prepara para a eventualidade de uma transmissão humana de novo coronavírus que pode ter ocorrido entre famílias da China.

Um vírus misterioso e desconhecido pela ciência até há pouco vem causando uma doença pulmonar grave na cidade chinesa de Wuhan. Mais de 50 pessoas foram infectadas, sete estão em estado grave.

O surgimento de um vírus, deixando pacientes com pneumonia, é sempre motivo de preocupação, e autoridades de saúde ao redor do mundo estão em alerta.

O que é esse vírus?

Amostras do vírus foram coletadas de pacientes e analisadas em laboratório, e autoridades da China e da Organização Mundial da Saúde concluíram que a infecção é um Coronavírus.

Os Coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar infecções que vão da gripe comum à Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). Uma mulher chinesa foi posta em quarentena na Tailândia por exibir uma linhagem misteriosa do Coronavírus, disseram autoridades tailandesas na segunda-feira. Foi a primeira manifestação do vírus fora da China.

Exames de laboratórios preliminares citados pela mídia estatal mostraram que eles podem resultar de um novo tipo de Coronavírus. Um dos pacientes morreu.

Com base nas informações que temos, é possível que exista uma transmissão humana limitada, potencialmente entre famílias. Mas, neste momento, está muito claro que não temos uma transmissão humana constante“, disse Maria Van Kerkhove, chefe interina da unidade de doenças emergentes da OMS.

A OMS está se preparando para a possibilidade de um surto mais abrangente, disse ela à imprensa em Genebra.

De onde ele vem?

Novos vírus são descobertos a todo momento.

A maioria pula de outras espécies, onde passam despercebidos, para os humanos.

Se formos pensar nas epidemias passadas, se este é um novo coronavírus, ele terá vindo de um outro animal“, afirmou Jonathan Ball, virologista da Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

A Sars passou para os humanos a partir de um animal selvagem conhecido como Civeta (ou gato-de-algália, parente do guaxinim), que era considerado uma iguaria na região de Guangdong, na China.

Já a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers, na sigla em inglês), que matou 858 dos 2.494 pacientes identificados com a infecção desde 2012, geralmente pula de dromedários.

E de que animal vem esse novo vírus?

Uma vez que é identificado o animal reservatório, como é chamado o ser vivo onde um agente infeccioso vive e se multiplica, é muito mais fácil lidar com isso.

Os casos têm sido associados ao mercado público de frutos do mar em Wuhan.

Ainda que alguns mamíferos aquáticos possam portar o coronavírus, como a baleia-beluga, também são comercializados no mercado outras classes de animais selvagens vivos, o que inclui galinhas, morcegos, coelhos e cobras e são apontados como fontes mais prováveis.