Maior delegação mato-grossense da história viaja para fase brasileira dos Jogos Escolares

O Estado terá 270 atletas na maior competição estudantil do país, com 12 equipes de modalidades coletivas e representação em todas as modalidades individuais. Primeiro bloco de atletas seguiu para Blumenau nessa quarta-feira (13).

A delegação mato-grossense que vai disputar a etapa brasileira dos Jogos Escolares já está a caminho de Blumenau-SC, sede do evento. O Estado será representado por 270 atletas, um recorde histórico de participação na maior competição estudantil do país. Das 16 equipes das modalidades coletivas disputadas na fase nacional, Mato Grosso classificou 12 e terá representação em todas as modalidades individuais.

O evento realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) será disputado entre 16 e 29 de novembro, com divisão das modalidades por dias. De 16 a 20, a competição será entre os atletas das modalidades de basquete, handebol, judô e luta olímpica. De 21 a 25, as disputas são de atletismo, badminton, futsal e vôlei. Já as provas de ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez ocorrem de 26 a 29 de novembro.

Na noite de quarta-feira (13), saíram os primeiros ônibus levando 20 atletas que se concentraram na Arena Pantanal para a viagem. Nesse primeiro bloco, o Estado será representado por: Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso, com equipes de basquete feminino 12 a 14 anos, handebol feminino 15 a 17 anos e handebol masculino 15 a 17 anos; Escola Interativa Coopema, de Barra do Garças, com basquete masculino 12 a 14 anos; Colégio Regina Pacis, de Sinop, com basquete feminino 15 a 17 anos; e Colégio Mãe Divina Providência, de Primavera do Leste, com handebol feminino 12 a 14 anos. Já as modalidades de judô e luta olímpica terão participação de atletas de escolas de Cuiabá, Campo Verde, Tangará da Serra e Várzea Grande.

As próximas equipes sairão de Cuiabá com destino a Blumenau nos dia 19 e 24 de novembro, de acordo com programação por modalidades. A logística e organização das viagens das delegações mato-grossenses são providenciadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que também foi responsável pela realização das etapas regionais e estaduais que classificaram as equipes para a competição nacional.

Valeu a pena todo o esforço. Conseguimos realizar os jogos escolares envolvendo todos os municípios de Mato Grosso, fomentamos o esporte escolar e agora colhemos os bons resultados. Temos uma participação recorde de quase 300 estudantes atletas representando da melhor forma o nosso Estado”, celebra o titular da Secel, Allan Kardec.

Os Jogos Escolares

Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem anualmente mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios.

Nessa edição da etapa nacional, Blumenau receberá cerca de seis mil estudantes entre 12 a 17 anos para a disputa de 14 modalidades.

Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares.