MALAS PRONTAS, CASA BEM CUIDADA

Vai viajar? Confira o check list do saneamento em sua residência

Profissionais da Águas Cuiabá dão dicas de como evitar danos à estrutura hidráulica e curtir o início de ano sem preocupações

Passado o período de festas, muita gente está de malas prontas para merecidas férias. Vistoria no carro, documentos em mãos, limpeza da geladeira, seguro residencial em dia. Tudo pronto? Antes de seguir viagem, é importante incluir no planejamento neste início de ano um cuidado em especial com as residências. A Águas Cuiabá traz a você dicas importantes para esse check list de preparativos.

Abastecimento de água

As residências em Cuiabá recebem regularmente água tratada na torneira, rotina que não muda no período de férias. Por isso, a dica da companhia é que, antes de viajar, você feche o registro que fica no seu hidrômetro.

Essa pequena ação evita o desperdício de água naquela torneira que pode vir a pingar ou um eventual mau funcionamento numa válvula de descarga, por exemplo. Pode te prevenir de um vazamento nas instalações residenciais e, até mesmo, um extravasamento de água, quando a boia na caixa d’água para de funcionar”, observa o gerente de gestão de clientes da concessionária de água e esgoto, Mayckel Pereira.

Fatura de Água e Esgoto

A segunda dica é no campo das finanças domésticas. Fique de olho na data de vencimento da sua fatura para evitar taxas e encargos desnecessários. No período da leitura da sua fatura você estará viajando?

Por meio do site da Águas Cuiabá (www.aguascuiaba.com.br) você pode imprimir ou consultar o código de barras da sua fatura aonde você estiver. Caso sua fatura já esteja com você, que tal programar o débito automático? Assim você assegura o pagamento em dia e pode aproveitar suas férias tranquilamente, sem preocupação.

O serviço pode ser solicitado por meio do 0800 646 6115 ou por mensagem de WhatsApp, no (17) 99641 3259.

Limpeza da caixa d’água

As recomendações não param por aí. Se você tirou férias e não vai viajar, ou segue normalmente a rotina de afazeres, a concessionária tem uma orientação importante para sua família também, válida para toda e qualquer época do ano. Você está atento ao fato de que o reservatório de água na sua casa ou local de trabalho precisa ser limpo a cada seis meses? Essa é a recomendação de especialistas, respaldada pelo Ministério da Saúde.

A água entregue em cada unidade consumidora em Cuiabá obedece a todas as normas de qualidade e está apta para o consumo humano, mas uma caixa d’água suja pode comprometer o recurso que chega até você.

Acompanhe o passo a passo para a limpeza da caixa d’água de forma correta:

1. Feche o registro e esvazie a caixa d’água, abrindo as torneiras e dando descargas.
2. Quando a caixa estiver quase vazia, feche a saída e utilize a água que restou para a limpeza da caixa e para que a sujeira não desça pelo cano.
3. Esfregue as paredes e o fundo da caixa utilizando panos e escova macia ou esponja. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.
4. Retire a água suja que restou da limpeza, usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa.
5. Deixe entrar água na caixa até encher e acrescente 1 litro de água sanitária (2,0% a 2,5%) para cada 1.000 litros de água.
6. Aguarde por duas horas para desinfecção do reservatório.
7. Esvazie a caixa. Esta água servirá para limpeza e desinfecção das canalizações e do domicílio.
8. Tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos.
9. Anote a data da limpeza do lado de fora da caixa.
10. Por fim, abra a entrada de água.

Muito bem! A sua caixa d’água está saneada, livre de contaminações. E não esqueça: Programe-se para efetuar novamente a limpeza após seis meses.

Sobre a Águas Cuiabá

Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 565 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas.

Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 7,1 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW).

Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, ig que dizer água.