Novo reajuste da gasolina e do diesel entra em vigor nas refinarias

A Petrobras anunciou redução no preço do litro da gasolina de R$ 0,0360 e no litro do diesel de R$ 0,0444. Os valores são referentes aos preços médios dos combustíveis vendidos pelas refinarias aos distribuidores e valem desde a meia-noite desta sexta-feira (19).

Segundo a estatal “os preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras têm como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias”.

A companhia já havia reduzido em 4,4% o preço da gasolina e em 3,8% o preço do diesel no último dia 8. A greve dos caminhoneiros, em maio de 2018, fez com que a petroleira criasse uma nova política de subsídios ocorrendo com até 15 dias de intervalo.

Já em 2019 , com o fim da política de subsídios, a Petrobras começou a anunciar os reajustes em períodos mais curtos. A partir de março, o modelo adotado mudou novamente e os reajustes passaram a ocorrer em intervalos menores, esta decisão foi revista em junho, quando a Petrobras anunciou que as alterações nos preços dos combustíveis não teriam essa frequência definida.

As mudanças na divulgação dos reajustes se torna um debate nacional sobre os preços, já que esta redução não chega para o consumidor final.

Desde 2017 após a adoção de um novo formato na política de ajustes, a gasolina acumula alta de 25,79% de preço, nas refinarias. Já o diesel acumula aumento de 48,93%.