“Outubro Rosa” e “Semana do Idoso” dará início a Campanha “Bem Me Quer” da Prefeitura de Cuiabá

Dentre os serviços, estará a carreta do Sesc com oferta de exames preventivos de mama e Câncer de Colo de Útero

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

E durante todo o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá vai estar realizando a campanhaBem Me Quer, com o objetivo de intensificar as atividades voltadas para a Saúde da Mulher, por meio do Outubro Rosa, e aos idosos, em celebração à Semana do Idoso que é comemorado no dia de outubro, terá programação especial.

A Prefeitura de Cuiabá realiza uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Pessoa Idosa. Entre as atividades, estão palestras e cursos para o público da terceira idade.

A ação, que está sendo realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh) e conta com o apoio da primeira-dama, Márcia Pinheiro será lançada nesta segunda-feira (30), às 14h30, no Programa de Saúde da Família (PSF) Pedra 90 I e II.

Na programação, diversos atendimentos em Saúde inerentes à Atenção Básica e uma vasta gama de serviços voltados às temáticas por meio do Projeto Qualidade de Vida na Terceira Idade dentre os quais, palestras sobre o Empoderamento dos idosos com a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), Anita Caporossi, e demais temáticas sobre a auto medicação, alimentação e vida saudável e prevenção ao suicídio.

O evento ainda contará com a parceria do Projeto ‘Carreta do Sesc que oferta os exames preventivos para câncer de mama e de Colo de Útero, popularmente conhecido como CCO no ato, representados pelo regional do Sesc, Carlos Rissato e das atividades do Serviço de Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Os serviços ofertados serão abertos à população em geral e ainda beneficiarão cerca de 120 idosos atendidos pelos Centros de Convivência (CCI’s) do Município, Maria Ignês, Aidee Pereira, João Guerreiro e Padre Firmo.